segunda-feira, 16 de abril de 2012

O dia em que o táxi não chegou.


Sabe aquele sentimento que tem quando uma pessoa vai sair da sua vida e, de repente, você percebe que vai sentir falta dela? Eu o senti hoje e não gosto nada dele. Eu lembro de quando conversamos sobre o futuro. Sobre o futuro e suas incertezas. E eu te disse que sonhava em sair por aí, quem sabe trabalhar pelo mundo... Falei da minha alma cosmopolita. E você... Você citou a sua firma de sucesso. Você seria mais um desses bem sucedidos por aí. E as estradas da vida nos colocariam para caminhos diferentes, literalmente. Enquanto você iria fazer dinheiro visitando a África e suspendendo aquelas casas gigantes (ou sonhos, como queira), eu iria conseguir uma bolsa em uma universidade alemã. E, depois, eu me tornaria diplomata. E, depois, desistiria e me tornaria promotora. E, então, desistiria para ser uma juíza. E, depois de tudo isso, preferiria cursar letras ou psicologia em alguma faculdade no sul. E eu lembro, caramba, eu lembro de quando conversamos sobre isso. Rimos muito. E eu lembro que eu perguntei: "E nós dois? Você acha que isso vai acabar como?". E você me olhou nos olhos e disse: "O que eu acho? Eu acho que um dia eu e você estaremos casados com outras pessoas e vamos acabar pegando o mesmo táxi em um dia de chuva no aeroporto. E aí vamos discutir sobre quem chamou o táxi primeiro. E vamos nos reconhecer. E vamos conversar sobre tudo e acabar parando naquele velho restaurante perto de onde estudávamos, em plena terça feira. Eu e você... E vamos desligar os celulares e simplesmente relembrar esses dias felizes". E eu lembro, também, que você continuou sério, como quem fala a coisa mais sensata do planeta. Segundos depois, você eclodiu em risos. E a sua risada era provavelmente o meu som favorito. Eu congelei aquele segundo na minha cabeça, porque eu sei que a gente não pode voltar nele. Pena que não chegamos a combinar a placa do táxi.
O tempo passou e as coisas que eu dava como certas já não me parecem mais tão certas assim. Acho que todo mundo foge de algo. E eu lembro que você disse: "Eu não estou fazendo isso para machucar você". Eu sei, tá, mas como eu posso acreditar? Como eu devo acreditar nisso? Como acreditarei novamente? Quer dizer, como... "Amor" não é o suficiente? Talvez a resposta seja simplesmente parar de ter controle de tudo e se arriscar. Afinal, não é disso que o amor é feito? Riscos. Não seguranças e certezas. Então é isso: Arriscar. Arriscar mesmo! Take a new shot. E em outra direção. Sorrir. Sorrir, porque sorrir não significa estar feliz, mas ser forte. E confiar nas pessoas não te torna alguém fraco. É só sorrir. Sorrir para ser alguém forte. Ou para que as pessoas acreditem que você é.
Todos temos os nossos arrependimentos, todos temos os nossos remorsos e todos precisamos conviver com as escolhas que fizemos e com o compromisso que temos com elas. Todos temos as nossas tragédias e talvez o amor seja, de vez em quando, a pior delas. Mas não é por isso que desistimos dele. Porque, apesar de tragédia, ele, às vezes, é também mais forte que todos os erros que cometemos. Mas como a gente sabe quando continuar e quando simplesmente desistir? Algumas pessoas não sabem quando esquecer. E eu descobri que quando você ama muito alguém, tanto assim, por tanto tempo, nunca irá esquecê-lo, não importa para onde for... Ninguém acha dois trevos de quatro folhas na mesma noite. Esquecer o passado, porém, pode ser o único jeito seguir adiante. Porque tem dias que tudo muda e muda pra sempre. Porque eu sei que nada mais será a mesma coisa. Mas, por favor, pare de me lembrar disso a cada segundo! Eu simplesmente não aguento quando você faz isso. E você aí, pare de querer se meter. Eu sou um desastre e não preciso de ajuda, entendido? E não vai passar. Pare de falar que tudo ficará bem, porque você não sabe. Achamos que as pessoas importantes estarão sempre em nossas vidas, até não estarem mais. E não estão mesmo. Elas simplesmente vão embora. E aqueles dias felizes não são mais nada.
Homens querem e gostam do que nunca tiveram. E eu queria ter as palavras mais lindas pra dizer.  Diria como me sinto bem quando estou com você, o quanto adoro aquela coisinha que você faz com o nariz quando sorri... Mas, sobretudo, eu diria que você me torna uma pessoa melhor. No entanto, às vezes, é preciso apenas seguir em frente e deixar que as coisas se ajeitem sozinhas. Porque, quem sabe, nós dois somos apenas uma história que contamos um a outro. E, quem sabe, estar com você foi algo que me fez não querer mais ficar sozinha, mas não necessariamente passar o resto da minha vida ao seu lado.
E eu estou bem, andando por aí, curtindo a vida do jeito que você me ensinou. E eu mudei. E ele também me faz bem. E eu acho que ela te faz bem também. E assim vamos seguindo os nossos caminhos... E você, você é só uma lembrança indo embora dentro de um táxi do aeroporto.

3 comentários:

  1. Tapa na minha cara, certo.
    Acho que foi um dos textos mais incríveis que você já escreveu. Apesar de simples, sem palavras difíceis e uma reflexão leve... ele é grandioso. Nossa.
    Não sei nem o que falar... Tocante. E eu amei - como sempre.

    ResponderExcluir
  2. ooooooooh bela, lindo, amei!! parece ate historia de filme ou um romance futuramente escreito por voce, quem sabe. haha

    beijocas
    Mamá

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Me inspirei diversas vezes durante esse texto... Só pra variar um pouco. Lari

    ResponderExcluir